O acesso à novas tecnologias está cada vez mais tangível em nosso dia a dia e na palma de nossas mãos. Um exemplo disso são os smartphones, que oferecem tecnologias avançadas, com programas executados e sistema operacional equivalente aos computadores. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 138 milhões de brasileiros possuem um smartphone – estudo feito pela Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua, o PNAD C.

Essa facilidade em utilizar Gadgets e dispositivos eletrônicos portáteis nos transportam para uma nova tendência também na área de segurança, por meio dos sistemas de controle de acesso via smartphones, que consistem em plataformas de gestão integradas para identificação e acesso de pessoas e gerenciamento de espaços.

Essa novidade, que já é tendência no mercado internacional, pode ser aplicada em qualquer tipo de gerenciamento de acesso, tanto em empresas, escritórios, condomínios, residências, espaços de coworking e indústrias. O sistema permite ainda integração com outros sistemas de controle de acesso já utilizados, inclusive com cartões RFID.

O Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, alerta que cerca de 20% das empresas utilizarão celulares para controlar acesso à suas instalações, substituindo tradicionais cartões de acesso físico até 2020. Essa migração será realizada graças aos benefícios oferecidos e experiência de usuário, usando smartphones com tecnologias e protocolos como Bluetooth, Bluetooth LE e Near Field Communication (NFC), no lugar de cartões de acesso físico.

 

Como funciona

 A tecnologia móvel já é largamente utilizada em sistemas de liberação de ingressos em cinemas, teatros e até para pagamentos de compras de débito e crédito. O controle do acesso através do celular é uma solução de credencial digital que permite destrancar portas por meio de um aplicativo nos smartphones, agregando agilidade e segurança às entradas e saídas. Já imaginou abrir até as portas de sua casa ou escritório só com um toque no celular?  O sistema oferece ainda a funcionalidade de abrir uma porta a distância, mostrar o histórico de quem e quando entrou ou saiu, enviando notificações para o administrador ou equipe de segurança quando a unidade for acessada em tempo real.

A utilização desta tecnologia em condomínios e prédios residenciais facilita a recepção de visitantes, cadastro eficaz de moradores e dos prestadores de serviço, com todo o monitoramento e acompanhamento de acesso. Mas vale chamar atenção que quando se pretende contratar um serviço ou ativos de segurança, é comum pensar apenas no vigilante ou porteiro, em estrutura física, câmeras, nos profissionais, ou seja, no que é visível, deixando assim os sistemas de controle de acesso em segundo plano, o que deve ser corrigido.

Sendo assim, é necessário analisar o nível de segurança que se pretende ter, independente de se tratar de um condomínio, empresa ou uma instituição. É preciso validar o quanto é aceitável que esse nível de segurança interfira no conforto e rotina e o orçamento disponível para esse investimento. Se quiser saber mais, conte com a orientação dos nossos especialistas.

 

 

Consultoria técnica: Eytan Magal – CPP.

Piero Caíque

Jornalista MTB/AM 589

Cabum Comunicação Empresarial

 

× WhatsApp Clique Aqui