Que cuidados devem ser tomados no trajeto e local de trabalho visando garantir sua segurança e de seus colegas

Na correria diária de trabalho, muitas vezes passamos mais tempo dentro das empresas do que em nossas próprias casas, desfrutando da companhia da família e amigos. Por isso, é primordial estabelecer um relacionamento saudável e seguro com nossos colegas de atividade, criando um ambiente positivo e profissional.
Mas, além do bom relacionamento, outro ponto primordial para criar um ambiente harmonioso é estar alerta a todas as normas de segurança existentes em seu local de trabalho. É importante que todos os que trabalham ou frequentam esse local sejam informados das regras, rotinas e preocupações com a segurança.

O primeiro ponto a ser levado em consideração é o Controle de Acesso, pois é na portaria que se controla o fluxo de pessoas no interior da empresa. Quanto mais relapso for esse controle de acesso, maior será o risco para a empresa e para as pessoas. É preciso orientar a recepção a autorizar somente a entrada de pessoas conhecidas ou esperadas e devidamente identificadas com o uso de crachá.
Outro ponto a ser destacado é o atendimento a prestadores de serviço, vendedores ou qualquer pessoa que não tenha sido convidada a comparecer ao local. Muitos suspeitos utilizam essa desculpa para adentrar locais proibidos e cometer delitos.

Emergência e atenção
É bastante pertinente saber decorado ou deixar em lugar de destaque o telefone ou ramal de emergência da segurança do local em que você trabalha já que, se precisar dele, não terá tempo para procurá-lo na agenda.
E se você trabalha em um edifício, é fundamental conhecer todos os procedimentos de segurança em caso de incêndio, rotas de fuga, onde ficam os extintores de cada tipo e como usá-los, sem esquecer-se de mangueiras e hidrantes. Além disso, procure saber quem é o brigadista em seu ambiente de trabalho.

Além de todas as dicas que foram citadas, tenha ainda muita atenção ao chegar ou sair do seu local de trabalho, pois são situações consideradas críticas em relação à segurança, já que suspeitos podem abordá-lo (a) e roubar pertences pessoais, equipamentos eletrônicos etc.

Quer conhecer mais sobre comportamento preventivo na vida pessoal e profissional? Nossa equipe de consultores pode levar informações e orientações valiosas ao seu local de trabalho, por meio de palestras com nossos especialistas. Afinal, aprender a ter um comportamento preventivo de segurança fará diferença em sua rotina pessoal e em seu trabalho.

Mande um e-mail pra gente! Será um prazer te atender!

E-mail: contato@eytanmagal.com.br

Referências 
Eytan Magal – Soluções e Gerenciamento de Segurança Ltda. Comportamento Preventivo de Segurança. São Paulo, 2017.

Consultoria técnica:

Eytan Magal, CPP.

Kellen Reis

Jornalista MTB/SP 5758

Cabum Comunicação Empresarial

× WhatsApp Clique Aqui