Entrada de veículos: diferenças entre os principais dispositivos de segurança

Comparamos três tecnologias e apontamos os pontos positivos e negativos do Controle Remoto, Tags de RFID e LPR.

Mês passado nós falamos aqui no Blog sobre a tendência dos sistemas de controle de acesso via smartphones (Confira aqui), que consistem em plataformas de gestão integradas para liberação, identificação e acesso de pessoas e gerenciamento de espaços.

Nós já mostramos que a abertura de portas sem a utilização de chaves tradicionais é uma tendência no universo da segurança eletrônica (com o uso de aplicativos Access Mobile), e por isso agora chegou a vez de falar sobre a segurança na entrada e saída de veículos de ambientes que necessitam de controle. Normalmente a entrada de empresas ou residências possuem clausuras, geralmente o primeiro portão é aberto pelo próprio condutor do veículo, seja por controles remotos, tags de RFID (Radio Frequency Identification) etiquetas inteligentes ou câmeras com reconhecimento de placas de veículos (LPR License Plate Recognition).

É importante lembrar que cada sistema possui suas vantagens e desvantagens. Em todos os eles é necessário um controle e manutenção frequente e correto, para resultados eficazes na administração e segurança de empreendimentos comerciais e residenciais.

Controle Remoto

Vantagem: O controle é um dos mais difundidos no mercado, por utilizar a tecnologia de rádio frequência, barato e fácil aplicação.

Desvantagem: É um item pequeno, normalmente deixado no carro, porém é facilmente perdido, gerando despesas para aquisição de outro e transtornos até essa reposição. Também é facilmente furtado. Entretanto, uma das grandes desvantagens é que por utilizar rádio frequência, o sinal pode ser interceptado, dando acesso para pessoas não autorizadas. No caso de mudanças a gestão do condomínio, precisa contar com a honestidade do morador para entregar o controle ao zelador ou síndico.

Tag de RFID

Vantagens: São adesivos ou etiquetas inteligentes que possuem um chip encapsulado, que abre portões e cancelas por aproximação, utilizando a tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID), capaz de transmitir e gravar dados à distância. A Tag é anexada na parte interna ou na placa do veículo, com rápida e discreta instalação. O custo não fica entre os mais em conta no mercado, mas permite uma operação de segurança eficaz, como por exemplo, em casos de troca de veículos, ou aquisição de mais carros em uma única família.

Desvantagens: Um dos pontos negativos desta opção é a administração das Tags. O síndico ou administrador predial precisa ter o total controle de moradores, gerenciando novos e antigos usuários, já que a tag não pode ser reutilizada. Sendo assim, em uma mudança de endereço, o dispositivo precisa ser destruído, para que não se tenha acesso ao antigo condomínio. É necessário levar em conta as despesas de cada nova tag criada por veículo. Outra questão é que a antena que faz a leitura precisa estar bem posicionada quanto ao alcance e posição, ou não funcionará adequadamente.

LPR

Vantagens: A tecnologia que melhor permite a flexibilidade na operação, no que diz respeito a atualização e gestão do banco de dados utilizado. Ao cadastrar uma placa, por exemplo, e inserir os dados do veículo no sistema, ele será reconhecido imediatamente quando chegar na portaria e se posicionar na entrada, e o portão será aberto.  Assim, facilita até mesmo a utilização em casos especiais, como aluguel de veículos. Todo o sistema é gerenciado por um software, ou seja, basta uma atualização frequente e caso haja a mudança de endereço de algum morador, é só desabilitar aquele carro no banco de dados.

Desvantagem: Esse recurso não é nada barato e não é qualquer profissional do mercado que está apto para a devida instalação, gestão e manutenção da ferramenta. O LPR é um sistema sensível que, além de equipamentos específicos, exige mais detalhes no projeto, como por exemplo a localização das câmeras para identificar placas dianteiras e traseiras – no caso de motos, limite de parada para os veículos e outros pontos cruciais.

Se ainda tiver dúvidas sobre as tecnologias que apresentamos aqui ou precisa analisar a melhor estratégia para melhorar a segurança em seu condomínio, entre em contato com a nossa equipe de especialistas.

 

 

 

Consultoria técnica: Eytan Magal – CPP.

 

Piero Caíque

Jornalista MTB/AM 589

Cabum Comunicação Empresarial

Você poderá se interessar por

Como está a sua gestão de riscos e segurança?