6 vantagens da utilização de Inteligência Artificial no Circuito Fechado De Televisão

Se você pensa que a Inteligência Artificial (IA) é uma realidade muito distante ou coisa de filme de ficção científica, saiba que ela já está presente em nosso dia a dia, até mesmo quando você posta uma foto no Facebook e todas as pessoas na imagem são reconhecidas automaticamente pelo dispositivo de reconhecimento facial.

A Inteligência Artificial nada mais é que a capacidade de um mecanismo computacional, por meio de um compilado de diversas ciências, como a matemática e a computação, reproduzir algumas habilidades cognitivas e assim, processar dados, otimizar processos, solucionar problemas corrigir erros e ter mais precisão em processos.
No artigo deste mês vamos falar sobre as 6 vantagens da utilização de Vídeo Análise e Inteligência Artificial (IA) no Circuito Fechado De Televisão (CFTV), tendência no mercado. No setor segurança as novas aplicações no CFTV, a partir desta tecnologia, ganham cada vez mais espaço com utilização de aplicativos e soluções inovadoras. Confira agora os seis pontos que destacamos da utilização desta tecnologia:

  1. 1.    Eficiência 

Nos dias de hoje, todas as operações de vigilância envolvem basicamente seres humanos, que estão predispostos a cometer falhas. Seja por cansaço, distração ou falta de preparo, estamos sujeitos a prejudicar esquemas de segurança. Como exemplo, é possível citar um porteiro que monitora ao mesmo tempo três telas de câmera, atende visitantes e recebe entregas, tudo ao mesmo tempo, propenso a deixar alguma situação passar despercebida aos seus olhos. Sendo assim, a IA é mais eficiente que os seres humanos.

  1. 2.    Proteção e Prevenção

Em muitos casos o CFTV são ferramentas reativas, utilizadas após incidentes ou apenas quando uma ameaça for detectada por um vigilante. Com a chegada de sistemas de IA é possível ter um serviço proativo e em tempo real, sendo capaz de revelar a existência de uma ameaça antes que qualquer incidente ocorra. Ou seja, a IA identifica nas imagens qualquer comportamento fora do comum e alerta imediatamente a central.

  1. 3.    Reconhecimento Facial

Da mesma forma que é possível fazer a vigilância proativa e preventiva, as tecnologias baseadas em IA oferecem ainda recursos como detecção e reconhecimento facial, de íris e de objetos. Essa ferramenta facilita a distinção de indivíduos em aglomerações e espaços de grande proporção. Mais uma vez os algoritmos de IA surpreendem e possibilitam o reconhecimento sem rosto, que levam em consideração outros fatores para a identificação de pessoas, tais como como altura, postura, comportamento e etc.

  1. 4.    Qualidade de Imagem

Mesmo com utilização de câmeras de ultra qualidade e drones com visão noturna (inserir link matéria drones), capazes de entregar imagens com ótima qualidade, os algoritmos de IA oferecem soluções inteligentes, que não dependem da variação de iluminação e condições do ambiente externo, a tecnologia identifica anormalidades e/ou comportamentos com precisão.

  1. 5.    Armazenamento de dados

Câmeras, sensores, leitores de biometria e outras funcionalidades estão sendo aplicadas para prevenir falhas na segurança. Isso significa que as soluções geram um volume substancial de dados para armazenamento de informações. Não adianta investir em tecnologia sem hardwares e softwares de análise. Para gerir esses dados a IA aproveita o poder do Big Data para interpretar, armazenar e gerenciar essas informações, permitindo que seus operadores garantem a proteção de ativos sob sua responsabilidade.

  1. 6.    Revolucionar a Segurança

No mundo todo muito do que se vê no mercado de tecnologia são commodities, muitas vezes aplicados de forma incorreta e sem muita eficácia, mostrando pouca valorização no investimento em alta tecnologia de segurança. Porém, é crescente o número de interessados em novas tecnologias preventivas. Por isso a Eytan Magal Soluções e Gerenciamento de Segurança Ltda está sempre em busca de novos conhecimentos, com consultores em constante atualização nas tendências e novas tecnologias.

Nossa equipe de consultores pode apoiar na implantação desta tecnologia e conceito de proteção. Mande um e-mail para contato@eytanmagal.com.br.

Piero Caíque
Jornalista MTB/AM 589
Cabum Comunicação Empresarial
Fonte: Prasanth Aby Thomas – https://goo.gl/8BEKdd

Você poderá se interessar por

Como está a sua gestão de riscos e segurança?