De volta à rotina com segurança

Alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença na sua segurança e na de sua família

O fim das férias escolares também marca a volta ao trabalho de muita gente. E com o retorno ao trabalho, academia, escola e outras atividades, é comum começar o ano sendo dominado pela correria e, consequentemente, pela falta de atenção. A pressa ainda é inimiga da perfeição e pode ser considerada uma inimiga da segurança se levarmos em conta alguns critérios básicos.

  • Se você depende do carro pra se deslocar, preste atenção a tudo que acontece ao seu redor, quem está à sua frente, atrás e dos lados. Observe pelo retrovisor se há algum suspeito.
  • Nunca ande com seu carro sem seguro e evite ostentar, tanto em relação ao veículo quanto à sua apresentação pessoal, pra não chamar a atenção.
  • Se o pneu furar à noite, troque-o apenas em local iluminado e seguro, de preferência em um borracheiro ou posto de gasolina próximo, ainda que, para isso, tenha que danificar o pneu para chegar lá.
  • Evite parar o carro em ruas ou estradas, principalmente à noite, e em especial próximo a placas de sinalização: muitas vezes são usadas por vândalos para tiro ao alvo.

Alguns cuidados se estendem também a quem utiliza o transporte público, seja ônibus, trens ou metrôs:

  • Deixe separado o bilhete eletrônico ou o dinheiro da passagem para não ter que mexer na carteira ou na bolsa em público.
  • Evite esperar o ônibus em pontos muito isolados ou sem iluminação, principalmente à noite.
  • Ao entrar no transporte, evite utilizar os bancos que ficam perto das portas, pois são os mais visados durante os assaltos.
  • Ao viajar em trens e metrôs, evite os vagões vazios, pois são mais vulneráveis.
  • E tome cuidado com celulares, agendas, pacotes, bolsas ou envelopes, pois podem chamar a atenção e estimular ações agressivas, além de dificultar a fuga se for necessário.

Vai dizer que você é daqueles que só anda a pé? Também precisa ficar atento, pois andar a pé é uma das atitudes de maior vulnerabilidade para a segurança individual. A pessoa fica exposta diretamente à ação de um possível agressor e reduz as chances de se defender.

É claro que há uma série de outros comportamentos que você deve adquirir, seja ao sair de casa, no trabalho, durante viagens e passeios, além da cautela necessária com o uso de computadores e celulares. Ao longo do ano vamos apresentando diversas dicas valiosas para sua segurança que, se colocadas em prática, trarão mais tranquilidade e segurança à sua vida e sua família.

Quer conhecer mais sobre consultoria de segurança? Mande um e-mail pra gente! Será um prazer te atender!
E-mail: contato@eytanmagal.com.br

Referências 
Eytan Magal – Soluções e Gerenciamento de Segurança Ltda. Comportamento Preventivo de Segurança. São Paulo, 2017.

Consultoria técnica: Eytan Magal – CPP.

Kellen Reis
Jornalista
MTB – 57581 / SP

Você poderá se interessar por

Como está a sua gestão de riscos e segurança?