Como planejar e investir corretamente nesses equipamentos

Ninguém costuma dar muita bola pra eles, e há quem acredite que um investimento muito alto é bobagem, mas quando falamos em portões e motores dentro de um projeto de segurança, a questão é muito mais importante do que parece. Isso porque os portões são barreiras físicas que integram um plano estratégico de segurança e, por isso, devem ser contemplados ainda no projeto de arquitetura e paisagismo.

Portanto, indicamos considerar alguns aspectos:

• Construção civil

• Desenho do portão (elaborado por um arquiteto)

• Motor adequado

• Sensores de contato

Mas não para por aí. Também é preciso determinar o tipo de sistema mais indicado para cada projeto:

BASCULANTE: abertura para cima, um dos mais conhecidos e utilizados por otimizar espaços, mas que exige uma manutenção mais frequente.

PIVOTANTE: abertura com uma ou duas folhas, semelhante a de uma porta convencional. Pouco indicado para condomínios devido à alta demanda de manutenção e reparos.

DESLIZANTE: portão de correr, com abertura lateral. Mais usado em empresas e residências, por ser mais barato. Exige espaço físico adequado. E o motor? Ele não é coadjuvante nessa história. Pelo contrário. O motor do portão precisa atender à demanda, ser compatível com a estrutura, a frequência do uso, ter uma potência e autonomia para suportar o peso e os ciclos de abertura e fechamento por determinados períodos, sem deixar de lado a agilidade.

Considere alguns pontos antes de definir o automatizador que irá utilizar:

• Qual será o pico de acionamentos durante o dia? Ou seja, no horário com maior número de entradas e saídas, quantas vezes o motor do portão será acionado?

• Em quanto tempo, aproximadamente, é desejável que o portão abra?

• Qual o tamanho do portão em metros e quantos quilos ele tem?

Um motor que não suporte corretamente o portão escolhido pode afetar a segurança do local, deixando o ponto vulnerável.

Pensar nos detalhes faz toda a diferença. E investir corretamente desde o início de um projeto, trará economia e mais efetividade na segurança do local e das pessoas.

Se quiser saber mais sobre esses e outros tipos de projetos de segurança, consulte nossa equipe de especialistas!

 

Consultoria técnica:
Eytan Magal – CPP.
Kellen Reis
Jornalista MTB/SP 5758
Cabum Comunicação Empresarial

× WhatsApp Clique Aqui