A Solicitação de Proposta no processo de concorrência

O que é a RFP – Request for Proposal e sua importância na garantia da qualidade na hora de contratar um prestador de serviços de Segurança

Nós já falamos aqui no blog sobre o processo de concorrência de um modo geral, explicando como ele acontece, desde a solicitação dos documentos (RFI) até a implantação. Veja aqui.

Mas para realizar uma concorrência transparente e eficaz é fundamental conhecer cada etapa, mesmo que você não faça parte da gestão de segurança de sua empresa, do condomínio em que é síndico (a) ou que administra, pois deverá acompanhar de perto esse processo. Considerando uma concorrência com empresas de segurança (vigilância e serviços) para atuação em condomínios fechados, ou uma grande empresa, por exemplo, vamos supor que quatro delas enviaram todos os documentos solicitados no RFI – Request for Information, também denominada Documentação de Habilitação, como por exemplo: – Alvará de funcionamento; – Certidão de Tributos mobiliários; – Cartão CNPJ; – Inscrição Estadual, entre outros. Após avaliação do responsável, como o síndico ou gerente, com o apoio do gestor de segurança, todas foram consideradas aptas a prestarem o serviço solicitado. O próximo passo é dar início à RFP – Request for Proposal ou, Solicitação da Proposta. Esse convite enviado ao grupo de fornecedores para que apresentem suas propostas de venda de serviços é importante para garantir a transparência do processo de aquisição por meio de uma comparação igualitária, já que envolve vários fornecedores em um processo complexo de análise e comparação técnica e comercial. A preparação de uma RFP exige organização e planejamento do processo capacitação da equipe responsável para geri-lo, o desenvolvimento do orçamento e a definição do escopo de aquisição dos produtos ou serviços. Esse processo pode ser organizado em algumas etapas:

  1. O contratante identifica e documenta a prestação de serviços;
  2. O comprador solicita propostas alternativas;
  3. O comprador revisa, avalia e seleciona as propostas;
  4. Negociação com o fornecedor selecionado;
  5. Assinatura de contrato com NSA (Nível de Serviço Acordado)

Continue acompanhando nosso blog e confira nos próximos posts como é feita cada etapa desse processo e o edital.
Mas se ficou curioso ou percebeu a necessidade de ter a consultoria de um especialista, entre em contato com a nossa equipe: contato@eytanmagal.com.br

Consultoria técnica: Eytan Magal – CPP.

Kellen Reis

Jornalista MTB/SP 5758

Cabum Comunicação Empresarial

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